Karl Pavlovich Briullov (1799 – 1852)
View of the fort at the peak of the island of Madeira
1849-1850
Oil on canvas65 x 77
As with other watercolor, landscapes Brullov type bezlyuden. He keeps epic proportions,
despite the relatively small size. Scenery executed in a reddish-brown color characteristic of the
later works of the artist. Painter temperament expressed through expressive and dynamic
brushstroke. Bryullov uses favorite romantics effect of double coverage, comparing
rozoveyuschee sunset sky and clouds. State Tretyakov gallery, Russia
2004
“UMA OBRA OUTRORA DESCONHECIDA DE KARL BRULLOW VEIO OCUPAR UM LUGAR CONDIGNO NA GALERIA TRETIAKOV”
Galeria de Estado Tretiakov ficou enriquecida com uma obra-prima outrora desconhecida de Karl Brullow. O quadro “Uma Vista do Forte do Pico na Ilha da Madeira” veio ocupar um lugar condigno na exposição dessa pinacoteca. Essa tela ímpar foi adquirida por 225 mil euros com uma verba liberada pelo Fundo de Reserva da Presidência Federal da Rússia, tendo uma parte desse dinheiro sido oferecida pelo Ministério da Cultura. Nosso repórter Viktor Voronov assistiu à cerimónia de apresentação desse quadro.
Falando aos presentes, o director-geral da Galeria Tretiakov, Valentin Radionov, disse:
- Até que enfim está concluída a surpreendente história deste quadro. Uma história ainda não registada nos anais da Galeria Tretiakov. História essa que contou com o apoio de muitas pessoas: desde um simples funcionário da nossa pinacoteca até o presidente da Federação da Rússia. Por toda a parte, em todos os níveis encontramos compreensão e a vontade de nos ajudar para que a tela retornasse para a terra pátria do grande pintor. O mais importante é que acaba de se consumar um fato histórico muito sério: uma obra até ultimamente desconhecida foi resgatada e voltou para a Galeria Tretiakov.
O quadro havia passado mais de 150 anos sem sair da ilha portuguesa da Madeira, onde o pintor russo foi se tratar em 1849-1850. A chegada de Karl Brullow para a Madeira não foi uma mera casualidade. Porque aquela ilha já então era famosa pelas suas estâncias balneares invernais e um clima ameno. A partir do Funchal, a cidade principal da ilha, se divisa nitidamente “o Forte do Pico”, construído no século XVI, uma vista que inspirou inúmeros pintores. Também Karl Brullow não podia faltar nesse rol de admiradores daquela velha fortificação. Não poupou cores brilhantes no esboço que ofereceu como presente ao seu médico Antônio Alves da Silva. Na biografia profissional do distinto retratista e pintor de cenas históricas, este é um exemplo quase único de interesse por uma paisagem natural.
Esta é a única paisagem “pura” até hoje conhecida de Karl Brullow, executada pelo artífice na técnica de pintura a óleo. O trabalho aparece numa tela de 65 por 67 centímetros.
No quadro aparece a paisagem montanhosa da ilha da Madeira. O velho Forte do Pico erguesse sobre um fundo constituído por um relevo muito acidentado. O romântico motivo de iluminação dupla, com uma nuvem preta avançando para fechar um céu rosáceo do pôr-do-sol, é o que impressiona sobretudo nesse quadro feito numa tonalidade dourado-marrom e ginja-preto, caraterística de Karl Brullow.
Para adquirir o quadro e trazê-lo para Moscou, uma contribuição activa foi dada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, especialmente pelo pessoal da Embaixada russa em Portugal. Segundo o chanceler russo Igor Ivanov, “O retorno de uma obra do grande pintor russo para a terra pátria é um acontecimento histórico único, uma grande alegria para nós todos”.
- Penso que, além de constituir um acontecimento milenário para a Galeria Tretiakov, onde repousará esta obra-prima da pintura russa, isso reflete as tradições gerais agora em progressão na Rússia – acentuou Igor Ivanov. – O País vai se firmando seguramente, recuperando seu poderio, do qual a cultura faz parte. Estou certo de que isto é apenas o início de grandes acontecimentos que irão se operando na nossa vida cultural.
Essa paisagem desconhecida havia sido descoberta na colecção particular da Senhora Margarida Lemos Gomes por Ielena Bekhtíeva, do pessoal científico da Galeria Tretiakov, que estuda o período português da obra desse pintor.
- Acaba de se realizar um sonho de minha vida – narra Ielena Bekhtíeva. Finalmente, o quadro de Karli Brullow “Uma Vista do Forte do Pico na Ilha da Madeira”, descoberto no verão de 2000 naquela longínqua ilha portuguesa, está na Galeria Tretiakov. Agradeço aos nossos restauradores que deram provas do seu alto profissionalismo para prolongar a vida dessa tela e comunicaram o colorido original à paisagem de Karl Brullow. Graças ao apoio prestado por muitas pessoas envolvidas no processo que cumulou com o retorno do quadro de Karl Brullow para a Rússia, o prolongado “assédio” do Forte do Pico, que levara três anos, terminou com a vitória – comenta, sorridente, Ielena Bekhtieva. – Sim, porque é não somente uma vitória das artes russas, é um triunfo da nossa diplomacia russa. Por quando nesse “assédio” não houve vencidos, tudo terminou pacificamente, tendo essa “batalha” servido unicamente para estreitar as relações de amizade entre a Rússia e Portugal. E também Dona Margarida, a última dona do quadro de Karl Brullow, que de início não queria vir ao nosso País, finalmente prometeu visitar a Galeria Tretiakov em Maio próximo para se convencer de que o seu nome está gravado nos documentos da nossa pinacoteca, conforme lhe fora prometido.
Uma vez concluídos os trabalhos de restauração, essa obra de Karl Brullow doravante terá um lugar permanente no acervo da Galeria Estatal Tretiakov para abrir ao público mais uma faceta da obra desse grande pintor russo.
Copyright © The Voice of Russia, 2004
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